A ORAÇÃO DE LOUVOR

Do nascente ao poente, seja
louvado o nome do SENHOR!
— Salmo 113:3

A ORAÇÃO DE LOUVOR
Eu costumava entrar às pressas na igreja vinte minutos atrasada no domingo de manhã. Quando eu encontrava um assento e me acomodava, o momento de adoração e louvor já havia acabado e o pastor estava pregando. Eu não estava preocupada com isso porque estava lá para o ensino. Contudo, minha mente vagava para todos os lugares e não se concentrava na mensagem antes de o pastor estar na metade do sermão.
Nos dias em que eu chegava com tempo de sobra para conseguir um lugar antes do início do culto e participar plenamente de todo o período de adoração, eu descobria que estava aberta para receber a mensagem como se Deus estivesse falando diretamente comigo. Meu coração amoleceu e ficou receptivo ao que o Espírito Santo queria me ensinar por causa dos vinte ou trinta minutos que eu havia passado louvando a Deus. As atitudes negativas com as quais eu me deparava desapareceram e foram substituídas por atitudes mais alinhadas ao que Deus desejava. Eu me preparei e me abri para receber de Deus.
A adoração é um convite à presença de Deus, e é nela que acontece a libertação. Dois homens na prisão estavam cantando louvores a Deus quando, de repente, as portas da prisão se abriram e suas correntes caíram (Atos 16:26). Na esfera espiritual, quando louvamos ao Senhor, as portas da prisão de nossa vida são abertas, nossos laços são quebrados e somos libertados. Louvar a Deus deixa você aberto para experimentar o amor de Deus, e isso irá libertá-lo.

A ORAÇÃO DE LOUVOR TRAZ CURA E TRANSFORMAÇÃO
Quanto mais tempo passarmos louvando ao Senhor, mais nos veremos a nós mesmos e as nossas circunstâncias se tornando perfeitos. Isso acontece porque o louvor amolece o nosso coração e o torna flexível. Ele também nos cobre de proteção. Quanto mais a flexibilidade e a cobertura forem mantidas, mais rápido nosso coração pode ser moldado e curado.
O louvor e a adoração a Deus são sempre atos da vontade. Temos de querer louvar a Deus mesmo quando não temos vontade. Às vezes, nossos problemas ou os fardos que carregamos sufocam nossas boas intenções, por isso temos de fazer um esforço para estabelecer o louvor como um modo de vida. E ele se torna um modo de vida quando fazemos dele nossa primeira reação ao que enfrentamos, e não um último recurso. Agora é tempo de você levantar uma oração de louvor a Deus por tudo o que há em sua vida. Agradeça-lhe por sua Palavra, sua fidelidade, seu amor, sua graça, sua cura. Agradeça-lhe pelo que ele tem feito para você em termos pessoais. Lembre-se de que tudo aquilo pelo que você agradecer ao Senhor — paz, bênção financeira, saúde, um novo emprego, o fim da depressão — dará início ao processo para que essas coisas sejam liberadas para você naquele momento.
No Antigo Testamento, as pessoas que carregavam a Arca da Aliança paravam a cada seis passos para adorar. Também temos de lembrar que não devemos ir muito longe sem pararmos para louvar e adorar. Para obtermos restauração e cura emocional, temos de ser pessoas que, a cada seis passos, param e continuamente convidam a presença do Senhor para reinar em nossa situação.

A ORAÇÃO DE LOUVOR NOS ALINHA AOS PROPÓSITOS DE DEUS
Sem louvor, experimentamos uma erosão que leva à escravidão e à morte. A Bíblia diz: "Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se" (Romanos 1:21). Com louvor, você e suas circunstâncias podem ser transformados, pois isso dá a Deus acesso a cada área de sua vida e permite a ele ser entronizado ali.
Assim, sempre que você lutar contra emoções negativas, como raiva, falta de perdão, medo, mágoa, opressão, depressão, ódio de si mesmo ou desvalorização, agradeça a Deus porque ele é maior do que tudo isso. Agradeça a ele porque os planos e propósitos de Deus para você são bons. Agradeça a ele porque, em qualquer área de fraqueza de sua vida, ele será forte. Agradeça a ele porque ele veio para restaurá-lo. Lembre-se dos nomes do Senhor e use-os em sua oração: "Eu te louvo, Senhor, porque tu és o meu Libertador e Redentor." "Obrigado, Deus, porque tu és o meu Médico e Provedor."
Uma vez que você se alinha aos propósitos de Deus por meio do louvor, você pode declarar coisas que ainda não pode ver em sua vida como se elas já existissem. "Senhor, não tenho como fazer minha cura acontecer, mas tu és Todo-Poderoso e podes operá-la. Agradeço a ti e te louvo pelo teu poder de cura em minha vida." Fazer isso é sua grande arma contra os sentimentos de inadequação, de despropósito e de futilidade que podem minar tudo o que Deus criou você para ser.
Lembre-se: O louvor nos eleva poderosamente à presença de Deus e nos alinha aos seus propósitos.

A ORAÇÃO DE LOUVOR VENCE CRÍTICAS
Há outra razão por que a oração de louvor e de ação de graças é tão vital para nossa caminhada com Deus. Ela impede críticas, que, pelo que descobri há muitos anos, não só limitam o que Deus pode fazer em minha vida, mas é um convite para que o juízo venha sobre mim.
Deixe-me explicar. Aqueles de nós que foram abusados quando crianças, muitas vezes crescem e se tornam judiciosos e críticos. Ser destruído quando jovem faz com que a idéia de destruirmos outra pessoa para nos desenvolvermos seja muito atraente. Nós nos tornamos impiedosos porque não tiveram piedade de nós.
Criticar os outros logo se torna um péssimo hábito que pode sair pela culatra. Criticar constantemente, ainda que só na mente, é um convite a um espírito crítico. Quando você tem o espírito de criticar, cada pensamento e palavra sua são influenciados por ele. Você, por fim, se torna depreciativo e, depois, totalmente incapaz de sentir alegria. É possível que você esteja lendo a Palavra, orando e obedecendo, e, mesmo assim, não ter paz e alegria em sua vida porque você é crítico. Criticar circunstâncias ou condições pode ser tão prejudicial quanto criticar pessoas, pois isso faz de você um resmungão e "reclamão" — o tipo de pessoa que os outros normalmente preferem evitar. É difícil encontrar o amor e o apoio de que você precisa quando ninguém quer estar à sua volta.

A misericórdia triunfa sobre o juízo! (Tiago 2:13)

A crítica impede que o amor entre em nosso coração. "Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei" (1 Coríntios 13:2). Sem amor em nosso coração, não podemos crescer emocionalmente e sempre estaremos paralisados em nosso processo de cura e desenvolvimento. Mas podemos vencer uma atitude crítica sendo constantemente cheios do amor do Senhor por meio de um louvor piedoso e da ação de graças a ele.

A ORAÇÃO DE LOUVOR VENCE A DEPRESSÃO
A oração de louvor e de ação de graças também pode colocá-lo acima dos sentimentos desesperançados da depressão. Estar deprimido é um sinal de que sua personalidade voltou-se para dentro e está focada em si mesma. Um dos passos mais saudáveis que devemos dar é focar-nos em Deus por meio do louvor. Pare tudo o que você estiver fazendo e diga: "Senhor, eu te louvo. Eu te adoro. Eu te dou graças. Eu te glorifico. Eu te amo." Agradecer a Deus por tudo em que você puder pensar é a melhor maneira de deter o rio de auto-abuso que passa por sua cabeça.
A Palavra de Deus diz que "o coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima" (Provérbios 12:25). A palavra bondosa que verdadeiramente irá animar seu coração vem do Senhor por meio de sua Palavra. Quando você fizer a oração de louvor e de ação de graças, ore a Palavra de Deus. Encontre versículos das Escrituras que falem de louvor e diga-os em voz alta. Quando você encontrar uma promessa ou palavra de Deus que fale à sua situação, fale-a continuamente em voz alta com ação de graças; por fim, seu espírito e sua alma irão responder à esperança e à verdade da Palavra de Deus.

A ORAÇÃO DE LOUVOR VENCE O MEDO
Antes de eu receber Jesus, o medo era o fator que controlava minha vida: o medo do fracasso, de um dano físico, de ser emocionalmente machucada, de ficar velha, de não ser alguém na vida. Um espírito de medo dolente, paralisante e capaz de consumir tudo havia se apoderado de mim, trazendo com ele espíritos afins de suicídio, de desespero, de ansiedade e de desesperança. Enquanto eu lutava para não me afogar em meus medos, minha força se acabou. Aos poucos, meu medo da vida era maior do que meu medo da morte, e o suicídio parecia ser um alívio agradável.
Ouvi muitas vezes que a palavra M-E-D-O significa:
Mentirosa
Evidência
De aspecto
Original
O diabo apresenta uma evidência falsa e a faz parecer real. Podemos optar por ouvir as suas mentiras ou crer em Deus. A oração de louvor é sua melhor arma contra o medo, por isso use-a com muita força. Bata palmas, cante e cante louvores a Deus. Agradeça-lhe por seu grande amor. Quanto mais você fizer isso, mais estará aberto para recebê-lo. O amor de Deus e o medo não podem viver no mesmo coração!
Independentemente do que tenha acontecido com você no passado ou do que esteja acontecendo no mundo à sua volta, Deus promete protegê-lo enquanto você caminha com ele. Na verdade, ele tem o compromisso de protegê-lo o tempo todo. Não entendemos até que ponto o Senhor nos protege do mal todos os dias, mas tenho certeza de que é muito mais do que aquilo que imaginamos. Ele é mais poderoso do que qualquer adversário que enfrentemos, e ele promete que, independentemente do que o inimigo traga para a nossa vida, nós triunfaremos.

No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo.
(1 João 4:18)

O único medo que você deve ter é o temor de Deus, um respeito pela autoridade e poder de Deus. Temer Deus significa temer o que seria a vida sem ele e agradecer-lhe continuamente porque, por causa do amor dele, você nunca terá de experimentá-la.

A ORAÇÃO DE LOUVOR VENCE O EGOÍSMO
O oposto de focar-se no próprio "eu" é focar-se em Deus. Como isso é o oposto daquilo que o mundo promove hoje, nós, equivocadamente, pensamos que nos focar mais em nós mesmos irá contribuir mais para nossa felicidade e realização, quando, na verdade, o oposto é verdadeiro. Apoiar-nos em nós mesmos leva à doença emocional. Em vez de enchermos nossa mente com emoções e anseios, devemos nos encher do Senhor e ser gratos a ele por suprir todas as nossas necessidades melhor do que nós podemos.
O único foco interior que devemos ter é a introspecção sincera para vermos se estamos vivendo e pensando segundo a vontade de Deus. Mesmo assim, isso deveria ser feito na presença de Deus, pois ele é o único que pode revelar a verdade de um modo que convença, mas não condene.
Todo o nosso foco deve estar somente em Deus. E a melhor maneira de focar-nos em Deus é agradecermos a ele continuamente por tudo o que ele tem dado, louvando-o por tudo o que ele tem feito e adorando-o por tudo o que ele é. É impossível você ser egocêntrico ou obcecado por si mesmo enquanto está glorificando e louvando a Deus!

A ORAÇÃO DE LOUVOR DESENVOLVE A PACIÊNCIA
Haverá momentos em que suas orações não serão respondidas — pelo menos, não exatamente de acordo com seu cronograma. Manter-se firme em momentos em que a oração não é atendida depende em grande parte de saber esperar, e esperar produz paciência. Quando você é paciente, torna-se capaz de assumir o controle de sua própria vida e colocá-la nas mãos de Deus. Ele, então, está no controle, seja noite ou dia em sua alma. Ele se torna Deus para você em cada estação de sua vida — nos momentos bons e nos maus. E, uma vez que você o conhece dessa forma, você se torna inabalável.
Uma vez que não temos escolha, senão esperar, nossa atitude faz muita diferença. A melhor maneira de você manter uma boa atitude enquanto espera é passar muito tempo em louvor e adoração a Deus. Diga: "Senhor, eu te louvo em meio a esta situação. Confesso que receio que minhas orações nunca sejam respondidas. Estou cansado e desanimado de esperar, e acho que estou perdendo a força para lutar. Perdoa-me, Senhor, por não confiar mais em ti. Ajuda-me a ouvir a tua voz e seguir a tua direção. Obrigado por estares no controle total."
A oração de louvor é uma forma de nos lembrarmos que Deus ouve todas as nossas orações. Mesmo quando achamos que nada vai acontecer, o amor, a cura e a redenção estão sempre acontecendo no reino de Deus.

A ORAÇÃO DE LOUVOR DESENVOLVE A AUTO-ESTIMA
Deus criou cada um de nós para ser alguém e nenhuma vida é acidental ou indesejada aos olhos dele. Ele tem dado a cada um de nós um propósito ou chamado distinto. Alta auto-estima significa ver-se a si mesmo como Deus o fez, reconhecendo que você é uma pessoa única em quem ele colocou dons, talentos e propósitos específicos diferentes dos de qualquer outra pessoa. Quando você permite que Deus lhe mostre o que ele pensa a seu respeito e deixa que isso entre em — e penetre — cada fibra de seu ser, tudo o que é acrescentado ou tirado não é o que o faz ganhar ou perder.
Aprendi a me valorizar como Deus me valoriza, agradecendo-lhe e o louvando deliberadamente por qualquer coisa positi¬va que vejo. "Obrigada, Senhor, por eu estar viva, por eu ser capaz de andar, de falar, de ver, de preparar uma comida, de escrever cartas, por eu ser asseada, por eu amar meus filhos, por eu conhecer Jesus." Enquanto louvamos a Deus por coisas específicas, estamos convidando sua presença a trazer transformação. Ela é o melhor re¬médio que conheço para quando você acreditar em mentiras sobre si mesmo.
Por exemplo, como a maioria das pessoas que carregam cicatrizes causadas por abuso verbal na primeira infância, eu era hipersensível aos comentários de outras pessoas. Esta é uma característica negativa. A pessoa que se magoa facilmente coloca os outros na desconfortável posição de terem de pisar em ovos ou serem responsáveis por magoá-la. Ao louvar a Deus em meio à minha hipersensibilidade, eu lhe permiti transformar essa qualidade negativa em uma qualidade positiva — a de ser sensível a outras pessoas, e não a mim mesma.
Quando o diabo tentar enganá-lo com mentiras sobre você mesmo, quando ele tentar destruí-lo, ignore os insultos dele e louve a Deus por quem você é em Deus!